mapa
Mapa georreferenciado e colaborativo, composto por dados das comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental nos municípios da Área Conurbada de Florianópolis - ACF (Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu). Clique aqui para explorar o mapa!
sobre a iniciativa
Ficou curioso para saber tudo sobre o projeto? Quer entender como surgiu, quem o desenvolveu, o que motivou sua construção e por que ele é tão importante? Então clique aqui e confira!
participa aí!
Como a ComunitÁreas é colaborativa, este espaço foi criado para você compartilhar novos dados, inserir novas comunidades e grupos que ainda não foram mapeados, corrigir erros ou trazer informações sobre as comunidades. Clique aqui para participar!
fala comunidade
Espaço criado para dar visibilidade aos assuntos que se fazem presente na vida das comunidades e grupos em situação de vulnerabilidade. Clique aqui e descubra!
Servidão dos Lageanos
A Servidão dos Lageanos é uma comunidade localizada na região central de Florianópolis, sua ocupação iniciou-se no final do século XIX e se mantém até os dias atuais. Quer saber mais sobre o histórico da comunidade, organização comunitária, liderança, rede de instituições, atores e iniciativas locais? Clique aqui e conheça a comunidade!
por que mapear
a vulnerabilidade?
tá perdido?
A pandemia da Covid-19 escancarou a desigualdade em que vive a população brasileira. Mas mapear grupos e comunidades vulneráveis vai muito além de compreender esta questão. Clique aqui para entender melhor do que estamos falando!
Encontre conteúdos que podem facilitar sua interação com as ferramentas da plataforma e sanar possíveis dúvidas. Acesse-os clicando aqui!
comunidados
Aqui está o nosso banco de dados! Todas as informações encontradas sobre os grupos e as comunidades foram disponibilizadas para download. Clique aqui e saiba mais!
vulnerabilidade
Aqui apresentamos os critérios com que o conceito de vulnerabilidade foi trabalhado e operacionalizado: qual entendimento? quais indicadores? quais grupos e comunidades foram escolhidas e por que? Clique aqui e entenda a nossa escolha!